Manutenção Básica
MOTOR
Viscosidade: 15W40
Tipo recomendado: Sintético
Capacidade: 30 Litros
Troca: A cada 10.000 km ou 06 meses.
CÂMBIO
Viscosidade: 80W90
Tipo recomendado: Sintético
Capacidade: 30 Litros
Troca: A cada 10.000 km ou 06 meses.
CÂMBIO
Viscosidade: 80W90
Tipo recomendado: Sintético
Capacidade: 30 Litros
Troca: A cada 10.000 km ou 06 meses.
Óleo: 15W40
Capacidade: 20 Litros
Estágio de Marruá
a. Sistema de Arrefecimento
Bomba dàgua
Líquido de arrefecimento
Válvula termostática
Troca do líquido de arrefecimento
Vazamentos
b. Sistema Lubrificação
Viscosidade: 15W40
Tipo recomendado: Sintético
Capacidade: 30 Litros
Troca: A cada 10.000 km ou 06 meses.
c. Sistema de injeção de combustível
Limpeza do tanque de combustível
Filtros de combustível
Bomba elétrica de combustível
Sensor do sistema de alimentação
Atuadores do sistema de alimentação
a. Sistema de freio dianteiro
Desmontar e montar cilindro de embreagem
Desmontar e montar cilindro de embreagem
Verificar desgastes da embreagem
Realizar sangria do freio usando bomba elétrica
Realizar sangria do freio por escoamento
Regular a altura do pedal de embreagem
a. Eixo dianteiro
Especificações do óleo e validade
Verificar folgas nos cubos de roda
Realizar lubrificação sistema tração roda livre
Trocar óleo diferencial
Verificar cruzeta
Lubrificação eixo cardan
b. Eixo traseiro
Especificações do óleo e validade
Trocar óleo diferencial
Verificar cruzeta
Lubrificação eixo cardan
c. Caixa de transferência e Caixa de mudança
Especificações dos óleos e validade
Realizar a substituição dos óleos das caixas citadas
Verificar cruzetas
Lubrificação eixo cardan
a. Sistema de freio dianteiro
Verificar estado de uso das pastilhas e discos de freio
Desmontar e montar as pinças de freio
Realizar sangria do freio usando bomba elétrica
Realizar sangria do freio por escoamento
b. Sistema de freio traseiro
Verificar estado de uso das sapatas de freio
Verificar vazamento no cilindro auxiliar de roda
Regulagem do freio de mão
Verificar funcionamento válvula de alívio traseira
c. Sangria do sistema de freio
Verificar contaminação do óleo
Retirar e inspecionar o cilindro mestre
Verificar bomba de vácuo
Realizar troca do óleo de freio
Realizar sangria do freio usando bomba elétrica
Realizar sangria do freio por escoamento
a. Multímetro
Principais grandezas de escala
Como usar as pontas do multímetro
Leitura de voltagem e resistência
Teste de continuidade
b. Scanner de diagnóstico
Ativação do Software
Modo de operação
Realizar teste dos sensore e atuadores
Limpar falhas do sistema
c. Teste dos sensores e atuadores do sistema common rail
Verificar códigos de falha do sistema
Realizar testes nos sensores usando multímetro
Realizar testes nos atuadores usando multímetro
Verificar chicote elétrico dos atuadores e sensores
Testar bomba de combustível
d. Caixa de fusível
Conhecer os componentes da caixa de fusível
Identificar os fusíveis por cor e amperagem
Cuidados com curto circuito nos fusíveis e relés
Identificar e testar os relés auxiliares do módulo de injeção
e. Sistema de iluminação
Identificar ligação elétrica dos comandos na caixa de fusível
Sanar os principais problemas
Identificar os fusíveis
f. Motor de partida
Desmontá-lo e identificar os componentes
Teste de continuidade e isolamento elétrico dos componentes
Troca de rolamento e lubrificar as buchas e engrenagens
Verificar ligação no comutador de ignição
g. Alternador
Desmontá-lo e identificar os componentes
Teste de continuidade e isolamento elétrico dos componentes
Identificar os pontos de ligação no sistema elétrico
Teste da lâmpada de excitação
Testar a tensão de operação com multímetro
Realizar testes com aparelho auxiliar de carga da bateria
CÂMBIO
Viscosidade: 80W90
Tipo recomendado: Sintético
Capacidade: 30 Litros
Troca: A cada 10.000 km ou 06 meses.
Estágio de Marruá
a. Sistema de Arrefecimento
Bomba dàgua
Líquido de arrefecimento
Válvula termostática
Troca do líquido de arrefecimento
Vazamentos
b. Sistema Lubrificação
Viscosidade: 15W40
Tipo recomendado: Sintético
Capacidade: 30 Litros
Troca: A cada 10.000 km ou 06 meses.
c. Sistema de injeção de combustível
Limpeza do tanque de combustível
Filtros de combustível
Bomba elétrica de combustível
Sensor do sistema de alimentação
Atuadores do sistema de alimentação
a. Sistema de freio dianteiro
Desmontar e montar cilindro de embreagem
Desmontar e montar cilindro de embreagem
Verificar desgastes da embreagem
Realizar sangria do freio usando bomba elétrica
Realizar sangria do freio por escoamento
Regular a altura do pedal de embreagem
a. Eixo dianteiro
Especificações do óleo e validade
Verificar folgas nos cubos de roda
Realizar lubrificação sistema tração roda livre
Trocar óleo diferencial
Verificar cruzeta
Lubrificação eixo cardan
b. Eixo traseiro
Especificações do óleo e validade
Trocar óleo diferencial
Verificar cruzeta
Lubrificação eixo cardan
c. Caixa de transferência e Caixa de mudança
Especificações dos óleos e validade
Realizar a substituição dos óleos das caixas citadas
Verificar cruzetas
Lubrificação eixo cardan
a. Sistema de freio dianteiro
Verificar estado de uso das pastilhas e discos de freio
Desmontar e montar as pinças de freio
Realizar sangria do freio usando bomba elétrica
Realizar sangria do freio por escoamento
b. Sistema de freio traseiro
Verificar estado de uso das sapatas de freio
Verificar vazamento no cilindro auxiliar de roda
Regulagem do freio de mão
Verificar funcionamento válvula de alívio traseira
c. Sangria do sistema de freio
Verificar contaminação do óleo
Retirar e inspecionar o cilindro mestre
Verificar bomba de vácuo
Realizar troca do óleo de freio
Realizar sangria do freio usando bomba elétrica
Realizar sangria do freio por escoamento
a. Multímetro
Principais grandezas de escala
Como usar as pontas do multímetro
Leitura de voltagem e resistência
Teste de continuidade
b. Scanner de diagnóstico
Ativação do Software
Modo de operação
Realizar teste dos sensore e atuadores
Limpar falhas do sistema
c. Teste dos sensores e atuadores do sistema common rail
Verificar códigos de falha do sistema
Realizar testes nos sensores usando multímetro
Realizar testes nos atuadores usando multímetro
Verificar chicote elétrico dos atuadores e sensores
Testar bomba de combustível
d. Caixa de fusível
Conhecer os componentes da caixa de fusível
Identificar os fusíveis por cor e amperagem
Cuidados com curto circuito nos fusíveis e relés
Identificar e testar os relés auxiliares do módulo de injeção
e. Sistema de iluminação
Identificar ligação elétrica dos comandos na caixa de fusível
Sanar os principais problemas
Identificar os fusíveis
f. Motor de partida
Desmontá-lo e identificar os componentes
Teste de continuidade e isolamento elétrico dos componentes
Troca de rolamento e lubrificar as buchas e engrenagens
Verificar ligação no comutador de ignição
g. Alternador
Desmontá-lo e identificar os componentes
Teste de continuidade e isolamento elétrico dos componentes
Identificar os pontos de ligação no sistema elétrico
Teste da lâmpada de excitação
Testar a tensão de operação com multímetro
Realizar testes com aparelho auxiliar de carga da bateria